Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SARESP 2009

Ontem fiz a prova do SAREPS de português, uma prova fácil, talvez até de mais, porém gostei da proposta de redação; eu procurei muito mas infelismente não consegui achar os textos contidos nela pois nem mesmo a folha de prova fica com os alunos, mas assim que achar posto aqui os texto.
Eles diziam sobre os formandos que entram em universidades publicas e federais, dizia que estes deveria ser obrigados a prestar durante 1 ano serviços públicos comunitários (Voluntário, por livre e espontânea pressão)...havia dois textos que defendiam esta ideia e um outro que reprovava, de inicio eu achei uma ideia legal, mas por fim escrevi mais ou menos isso (não vou por toda minha redação aqui tanto por que já não lembro de tudo que escrevi):

A Falsa Moral
Como e com que direito o Estado no quer cobrar humanismo e voluntarismo de homens formados pela competitividade e individualismo; a humanidade da qual se fala não pode ser implantada através da força na mente de uma pessoa "formada".
Em nenhum período da escola infantil, fundamental e médio recebemos o conhecimento dos problemas sociais e políticos de nosso país, ou quando recebemos é através de meias verdades. Só aprendemos a ser-mos individuais a estudar-mos por nós mesmo para sermos "alguém" na vida, que devemos trabalhar e subir de cargo e ganhar dinheiro; mesmo que tenhamos que pisar em algumas cabeças.
Falam que o Estado está pagando para estudar-mos e que devemos retribuir, mas será mesmo, o dinheiro do qual o Estado "paga" seus estudos esta saindo de seu bolso, você esta pagando tudo através de impostos, e mesmo assim ele tem coragem de dizer que você tem de retribuir o "favor".
Se ao menos o Estado ao menos investisse nisto, dando emprego aos universitários formados, dando apoio para pesquisas, e incentivando que o formando continuasse pesquisando e ajudando seu país, ai sim ele poderia sugerir esta proposta, mas jamais fazer como ele quer, colocar isso como lei de que todo universitário em medicina deva fazer serviço voluntário.
Não, os problemas sociais deste país esta longe de ser resolvido por estudantes universitários fazendo serviço voluntário, estes problemas cabem ao Estado resolver e é DELE que devemos cobrar resultados, pois de falsos moralistas o mundo já esta cheio.

Acho que isto é o reflexo do individualismo, as pessoas não enxergam nem mesmo o que lhe é ensinado, perguntei a vários amigos, boa parte deles disseram concordar com isso, disseram que tem que obrigar pois as pessoas se formam e esquecem dos desprivilegiados, isso realmente acontece, mas porque acontece?
Pois é isso que nos é ensinado, desde pequenos desde que nascemos, as mídias o poder os grande manipuladores nos mostra que é legal ser competitivo, que é legal ganhar dinheiro que é bom subir na vida, mesmo que tenha que derrubar outra pessoa...é algo necessário, ter posses ter marcas tudo é mostrado como algo legal e bom, como se isso fosse o verdadeiro Bem.

Nenhum comentário: