Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Felicidade


Geluk - السعادة - Happiness - Le bonheur - Felicità - Szczęście - Felicidad...

Tudo é Felicidade, em diversas linguas, quase nada comparada as tantas existentes, mas hoje eu me deparei com isso, a "pouco" tempo eu estava assistindo o filme "A Procura da Felicidade", aquele com o Will Smith, Lembro que eu assisti este filme em seu lançamento, 2006, eu fiquei simplesmente maravilhado com ele, achei ótimo, mais que ótimo até, depois em 2007 lançou outro filme com o nome "Em Busca da Felicidade" este eu só vi em 2008 na escola, na aula de...de....bem...não me lembro que aula foi, mas eu vi o filme, e adorei também um filme MUITO bom, eu aconcelho para quem gostou de "A Procura da Felicidade"(filme 01) assista "Em Busca da Felicidade"(filme 02).
No Filme 01 quando o assisti hoje, eu percebi uma coisa, que me desvirtuou do mesmo, existem vários valores bonitos e coisas muito boas no filme, mas o seu resultado final....o seu OBJETIVO...não foi a Felicidade, e sim os Valores Capitalistas, os Falsos Valores passados para sociedade, como o modo supremo de felicidade é ser bem sucedido e ganhar muito dinheiro, e nenhum mas.
Por outro lado o Filme 02 mostra a história de 2 "crianças" uma garoto e uma garota (não lembro se mostra no filme, mas pelo que me lembro devem ter entre 12 e 14 anos) o Garoto tinha o Sonho de ser um Jogador de Baseball e a Garota queria ficar com o garoto e vendo que os pais dele o ignoravam por completo, ela tem a idéia de fugir para ir morar com os Tios dela que eram mais "liberais" ela o convence e eles partem e no caminho conhecem muita gente e passam por muitas situações, a garota sempre fazia o garoto treinar para ser o melhor e assim os dois vão Em Busca da Felicidade; que, está sim é a Felicidade, o verdadeiro valor de si e não um valor imposto por outros.
Assistam vocês mesmo e comparem o significado da palavra Felicidade nos dois filmes, tenho certeza que acharão no mínimo muito Interessante.

(Usei a palavra felicidade em varias linguas para demonstrar que são divergentes, que são mutáveis que a "sua felicidade aqui pode ser uma desgraça ali", Felicidade esta ligada a Desejo e o Desejo não é universal, as pessoas não desejam a mesma coisa, mas estão sendo induzidas a desejar e a achar que realmente desejam aquilo.)

Nenhum comentário: