Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"Formado"

Formado em que???


E a vida segue em frente...agora supostamente "formado" fim do 3° Colegial, para alguns "finalmente o fim" para outros "um novo começo", para mim é apenas a continuação, sem muitas distinções.
Que faremos agora, nós estudantes, espalhados pelas ruas, recebe-mos tantas informações sem sentido, tantas falsas, será mesmo que fomos formados?? Formados em que?
Eu fiz uma adaptação de uma frase do Zé Ramalho sobre isto:

"A estudantes nas ruas, formados ou não, quase todos perdidos de canudo nas mãos, nas escolas lhes ensinam uma antiga lição: De viver informado, mas nunca formado"

Informação e não formação, assim que vivemos estudando, recebendo diversas informações que nos são impostas sem um porque, sem explicações, é simplesmente passada. Neste modo de ensino ainda existem educadores que conseguem nos passar não informações mas sim conhecimento, e existem alunos que conseguem apreender um conhecimento mesmo das informações passadas, ou então consegue compreender este Sistema, esta Ideologia, que discerni da realidade global.
Eu percebi estas ilusões esta falsa formação que nos é passada, e aqui e de todo modo que me for possível, passarei este conhecimento, esta percepção adiante, pois de nada adianta oculta-la apenas para mim, disso eu tenho certeza.

2 comentários:

Unknown disse...

Aqueles que realmente apreenderam o conhecimento, independente da forma que foi passado, leva pra vida a verdadeira formação do 2ºgrau. A pergunta FORMADOS EM QUÊ? eu respondia EM NADA.Mas hoje aprendi que sem essa formação(que é informação)não poderiamos continuar, pois é nossa base. Quero dizer que, deixando de lado o fato de ser pseudoformações, tudo o que aprendemos é a base do conhecimento. E agora concordo com voce, que os jovens formandos, não possuem essa base.

Kurt Wagner disse...

Yah, realmente, com você falando deste modo, vejo que é mesmo necessário esta pseudoformação que recebemos, e dela devemos abstrair o que se pode converter; através da reflexão; em conhecimento.