Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Educação e Desenvolvimento

Bem, antes de mais nada quero me desculpar por esta grande ausência, estive a semana passada sem PC e esta semana eu não estava muito feliz para postar...

Hoje venho falar sobre uma palestra (ou Mesa de debate) que fui ontem, era sobre A Utilização de jogos no processo Educacional, havia 3 profissionais presentes:
Fabiano Sampaio - Formado em Filosofia com projeto em Diversão e Ética nos Jogos (espero que eu tenha entendi corretamente)
Bruno Drago - Advogado atuante e Game Designer
Romero Tori - Engenheiro e coordenador do Interlab Interactive Technologies Laboratory da POLI/PCS - USP

Foi uma palestra muito boa, a melhor que ja fui (também não fui em tantas assim), os palestrantes focaram a palestra no fato de que...Jogar é algo prazeroso e divertido e o Estudo é uma obrigação...Você jogo porque você quer e nada mais, porém estuda por obrigação e nada mais (Fato), eu concordei com estas afirmações, de um certo ponto pensava que se fosse possivel conciliar a diversão de um jogo com a obrigação do estudo chegaria a solução para todos os problemas, porém Fabiano lembrou de algo importante...existe diversão nos estudos, existem pessoas que se divertem estudando (Fato) porém esta diversão do Estudo não é a mesma diversão dos Jogos, alguém que se divirta estudando não vai sentir a mesma coisa quando estiver se divertindo jogando, por isso conciliar as duas coisas não é NADA simples e menos ainda trará a solução para os problemas.
Gostaria de lembrar que quando falo de jogos não estou dizem apenas jogos eletrônicos, quero lembra-los que jogo da velha é um JOGO (como o nome já diz) quando falo em jogos estou falando de todos, desde eletrônicos até tabuleiro e jogos de palavras.
Eu comentei duas vezes nesta palestra a primeira comentei sobre o fato de que a escola é um dos poucos lugares onde o avanço tecnológico não alcança (até brinquei dizendo que a maior evolução da escola foi a caneta que agora não precisa destampar e sim apertar um botão que a ponta sai), pois o jovem esta ligado a tudo que é tecnológico e como a escola não tem nada ela acaba se tornando desinteressante, bem era isso que eu pensava, mas o Fabiano me disse que avanço tecnológico não significava qualidade de ensino que mesmo com todo esse desenvolvimento ao alcance de muitas pessoas elas preferem sites de relacionamento à fazer pesquisas que vão elevar seu conhecimento, pois é isso é verdade, porém eu diria que a tecnologia na escola iria SIM atrair mais os alunos, porém não iria resolver o problema da educação (Fato), a discussão continuou e em outro ponto (que pude compreender melhor as idéias do Fabiano) eu coloquei isto, que em uma outra palestra que fui de AdverGames o palestrante disse uma frase legal:

"Ouvindo Esquecerei, Vendo Lembrarei, Interagindo COMPREENDEREI"

Achei esta frase no mínimo interessante e coloquei ela no debate, perguntei se o fato da educação hoje não estar dando certo (e não está me prove o contrário quem puder) não seria o fato de que falta uma interação do aluno com o que ele aprende (como diria um professor meu) e apenas aprende quando deveria aprEEnder, neste ponto primeiramente falo o Tomero (pois ele trabalha com Realidade Aumentado o que tem ligação direta com a Interação) ele concordou no fato de que falta interação do aluno aliais era o que vinha sendo dito já o aluno faz um papel muito passivo na escola, o que dificulta seu interesse pela escola (e falou muito mais coisas que eu não tenho capacidade de reproduzir) depois Fabiano tomou a palavra e antes de falar eu completei dizendo que o fato da interação que eu dizia agora não tinha a ver com tecnologia e sim com o simples fato de interagir poder mudar algo ou ter de mudar algo para apreender, então ele comentou sobre um filosofo (que agora percebi que anotei o nome TÃO errado que nem o google consegue reconhecer ¬¬) que brincava com as palavras para ensinar seus alunos, fazia trocadilhos com o Latin os quais só poderiam ser desvendados com as aulas seguintes, assim os alunos apreendiam a raciocinar e resolver os problemas.

Bem eu poderia escrever muito mais, porém como sei que as pessoas não lêem coisas muito grandes acho que isto já é o suficiente.

Obrigado a quem ler e até a próxima.


Um comentário:

Thamara disse...

Eu me divirto estudando e jogando, por incrível que pareça rs
Gostei do blog

http://desabafointerior.blogspot.com/
comenta?!