Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ódio - Ignorância



Segundo o dicionário Ódio é um sentimento de repudio, de aversão a algo ou alguém.

Aqui vou falar não só de ódio mas também de outra coisa próxima a ele, Ignorância....Vi esta frase em uma musica a alguns anos:
"O Ódio é o Fruto da Ignorância"
Pouco tempo depois fiz este desenho representando a frase:
Fiz uma espécie de "Árvore Olho" representando a ignorância e um clássico coração com espinhos (o que não da pra notar muito bem) representando o fruto, o Ódio.
Porque o olho?
Simples, poderia substituir o olho por uma orelha, um nariz, língua ou uma mão (representando Tato), aquele que vê apenas aquilo que seus olhos podem lhe mostras é frio e ignorante, pois é incapaz de conciliar todos os seus sentidos em um único fato, não da pra simplesmente ver um situação e achar que pode opinar e dizer o que esta certo e errado sem ter antes recebido todas informações sobre o ocorrido, e ainda sim fica difícil tomar uma decisão que seja justa ou correta, por isso acho que alem de conciliar todos seus sentidos em um fato se deve também utilizar da reflexão para chegar a um fim mais próximo do justo.
Voltando-se para o Fruto...
Ódio é o fruto da ignorância, e não é o único, é muito fácil sentir ódio quando não se entende os fatos, ou quando não se entende uma pessoa, é fácil sentir ódio dela por achar que o que ela faz é muito divergente do que você acha correto, ou legal, vamos ao exemplo...o famoso ódio ao emo, sem sentido, não passou de uma "marca" do consumo, se é que vai sentir ódio não é dos Emos que deve ter ódio e sim de quem os crio, mas ainda acho incorreto ter ódio, é um sentimento perigoso como seu oposto, porém mais amargo e frio, ele lhe impede de refletir, de pensar no fatos corretamente, ilude sua mente, e conturba seus sentidos.


Um comentário:

Mybiggestmistake disse...

"Ignorância é não saber, e não saber que não se sabe."

Deus abrençoe a wikipedia =]

Mas é fato, o ódio é fruto daquele que ignora, daquele que estabelece seus próprios critérios para justificar sua falta de conhecimento.

Não há nada mais humanamente provável que a união de ambos sentimentos. Sabe aquele papo de: odeio matemática por que nunca a entendi?