Philos - Sophia

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil
Um cara que gosta de refletir!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Não a propaganda Infantil


Bem, atualmente estou fazendo um curso de Comunicação Visual, aprendendo diversas coisas que não convém expô-las todas aqui, mas isto me chamou atenção. (deixo avisado que este texto não foi redigido por mim, a fonte esta no fim.)

A propaganda infantil é um artífice que não se interessa por outras questões do desenvolvimento infantil senão um respaldo em uma lógica onde o lucro é um dogma que se quer cumprir diante de qualquer custo. Covardia, chantagem, violência… são vários os adjetivos que facilmente podem substituir os aprimorados nomes de um suposto profissionalismo de marketing voltado para o público infantil.

Quem nunca presenciou uma criança fazendo birra aos pais em meio a multidão na tentativa de conseguir um brinquedo ou outro produto? Ou crianças mantendo uma relação com outras crianças a partir da ordem do ter para ser? Ou…

Certamente que crianças não fazem formulações ou juízos morais na lógica de um adulto, e também não são meras “coisas” que imitam os adultos, pelo contrário, são ativas nesse processo de imitação e de re-formulação de conhecimentos e saberes que vão moldando as formas de relacionamento e de visão de mundo.

Com apelos fortíssimos em uma fantasia que se quer passar por um realismo exagerado, as propagandas direcionadas para o público infantil criam graves dificuldades para os pais e educadores nos processo de educação e de ensino-aprendizagem, e consequentemente nas relações intra e interpessoais que a criança estabelece com o mundo e os seus próximos.

Diante dessas breves considerações é que abaixo indico a iniciativa do Instituto Alana com o Projeto Criança e Consumo, que entre outras ações que lutam contra o que deveria ser “óbvio” para a sociedade, criou um manifesto que você pode participar. Para tanto basta acessar o link abaixo e, se possível, divulgá-lo.

Nenhum comentário: